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CHARLES E RAY EAMES

“O design é a combinação certa de materiais para resolver um problema”.


Charles Orman Eames, arquiteto e designer norte-americano, nasceu em 1907, em St. Louis, e faleceu em 1978.

Estudou Arquitetura na George Washington University, entre 1924 e 1926, e Design na Industrial School of Chicago, onde é aluno de Moholy Nagy, tendo também sido discípulo de Eliel Saarinen (pai de Eero Saarinen) na Crambrook School, em Bloomfield Hills.

Ray Eames arquiteta e designer, nasceu em 1916, em Sacramento, Califórnia, casou com Charles Eames em 1941, data em que se associam profissionalmente, e faleceu em 1988.

Charles e Ray se conheceram em 1940, na Cranbrook Academy of Art, de Chicago. Ray Kaiser, uma artista plástica conhecida, estudava tecelagem na instituição; já Charles, cinco anos mais velho, era professor do departamento de design industrial. Ali conheceram outro designer de móveis famoso, o italiano Harry Bertoia. Interessado em metais, o italiano trabalhou com joalheria e foi ele quem desenhou as alianças de Charles e Ray, que se casaram em 1941. Nessa época, Charles já havia desenvolvido seu primeiro grande sucesso, a Organic Chair, cadeira feita de folhas curvas de madeira compensada. A criação, assinada em parceria com o arquiteto finlandês Eero Saarinen, ganhou um prêmio do Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York. A segunda grande peça de Charles, a Lounge Chair, já foi criada em parceria com Ray, em 1956. Em uma combinação de couro e madeira, mais luxuosa, virou símbolo dos negócios bem-sucedidos nos anos 60 e 70. Outro grande trabalho em dupla foi a própria casa do casal, em Pacific Palisades, na Califórnia, planejada em 1949 como parte de um programa promovido pela revista americana Arts & Architecture. Pré-fabricada e de baixo custo, com uma estrutura de aço e paredes e janelas que deslizam, a construção, espaçosa, iluminada e versátil, é adorada até hoje por arquitetos e designers do mundo todo.

A mobília para os dois tinha uma visão diferente de até então: enxuta, moderna, lúdica e funcional. Formas elegantes, sofisticadas e maravilhosamente simples. Diversidade é a característica do estilo Eames.

O que faz dessa dupla um ícone no design é o fato de não terem um estilo específico, como muitos designers. Eles adaptavam cada trabalho para a necessidade.

Para Charles e Ray, o design deveria melhorar a vida das pessoas, com praticidade aliada a beleza. Foi com essa concepção que o casal produziu, ao longo de 45 anos de trabalho, móveis, vitrines, brinquedos e até filmes. O local de trabalho de Charles e Ray, hoje desativado, refletia muito desse imenso legado. O ateliê localizado em Los Angeles possuía corredores com paredes de madeira articulada que podiam ser arranjadas de acordo com o número de ambientes desejados, estantes gigantes abarrotadas de livros, maquetes, gavetas com papéis de diferentes texturas, cadeiras enfileiradas, ferramentas, protótipos, pôsteres e fotos acumulados em quatro décadas. Charles e Ray Eames passavam os dias numa espécie de castelo do Professor Pardal, cercados de objetos tão incríveis quanto improváveis, suas fontes de inspiração e dedicação. Do lado de fora do prédio, ficava um lindo jardim, o lugar preferido para almoços ao ar livre. E o resto tinha pouca importância. Amigo deles, o diretor de cinema Billy Wilder contava que os dois nunca se preocuparam com moda ou roupa. Sua imagem de Charles era sempre com uma calça larga e uma camisa aberta até o peito, enquanto Ray adotou como uniforme as camisetas de mangas curtas e as saias rodadas. Vestir-se formalmente, para ela, implicava pegar uma blusa limpa no armário. Ray interpretava o pedido por traje black-tie ao pé da letra e enrolava uma gravata preta no pescoço.

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