DESIGNERS

Você está em: Início > Designer > MIES VAN DER ROHE

MIES VAN DER ROHE

“Deus está nos detalhes”
“Menos é mais”


 

Ludwig Mies Van Der Rohe nasceu em Aachen (Alemanha) em 27 de março de 1886, foi um arquiteto alemão, naturalizado estado-unidense, considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX, sendo geralmente colocado no mesmo nível de Le Corbusier e Frank Lloyod Wright, faleceu em 17 de agosto de 1969 em Chicago, Estado Unidos.

 

Foi professor da Bauhaus e um dos criadores do que ficou conhecido por International style, onde deixou a marca de uma arquitetura que prima pelo racionalismo, pela utilização de uma geometria clara e pela sofisticação. Os edifícios da sua maturidade criativa fazem uso de materiais modernos, como o aço industrial e o vidro para definir os espaços interiores, e a aparência exterior de suas obras. Concebeu espaços austeros mas que transmitem uma determinada concepção de elegância e cosmopolitismo. Também é famoso pelas varias frases criadas por ele, algumas delas são conhecidas praticamente no mundo todo, como é o caso das frases "less is more " ("menos é mais") e "God is in the details" ("Deus está nos detalhes").

 

Mies van der Rohe procurou sempre uma abordagem racional que pudesse guiar o processo de projeto arquitectônico. Sua concepção dos espaços arquitetônicos envolvia uma profunda depuração da forma, voltada sempre às necessidades impostas pelo lugar, segundo o preceito do minimalismo.

 

Desenhou o pavilhão alemão na Exposição de Barcelona em 1929, e a casa Tugendhat em Brno, na Checoslováquia. Em 1938 emigrou para os Estados Unidos e tornou-se professor no Illinois Institute of Technology, em Chicago, e onde ficou ativo até 1958, quando se aposentou. Van der Rohe é largamente reconhecido como um dos maiores arquitetos e designers do século 20.

 

Logo após Mart Stam ter lançado sua cadeira S33, Mies Van Der Rohe apresentou sua versão de cadeiras de consola, MR10 na Deutcher Werkbund Exhibition de 1927. Desenhou também uma versão mais ampla e profunda para sala de estar.

 

A cadeira Brno foi desenhada para a sala de jantar na casa "Tugenhat"em Brno,Checoslováquia. Phillip Johnson, arquiteto americano, escolheu a versão com estrutura em aço chato para o restaurante Four Seasons em New York, tornando-a muito popular.

 

Mies criou a Barcelona, considerado por muitos seu melhor trabalho como mobiliário,  para o pavilhão alemão na exposição de Barcelona de 1929. A base usa a chamada curvas cyma recta, uma na cadeira e duas no banco, seguindo a forma da base de um banco antigo chamado stella cirullis. 

 

Embora inspirando-se em formas antigas, ele criou móveis extraordinariamente modernos e clássicos.
 

CRIAÇÕES RELACIONADAS

  • Poltrona Barcelona

    L-003 Poltrona e Puff Barcelona, com estrutura em inox e acabamento em couro natural e ecológico. Design de Mies Van Der Hole, criado na década de 1920. *foto meramente ilustrativa
FALE COM UM DE NOSSOS ATENDENTES

SKYPE

MSN

Enzzo 2011
Todos os direitos reservados.